Devocionais



MINHA MENTE CATIVA A CRISTO

A batalha mais árdua contra o pecado é travada no campo do pensamento. É possível uma pessoa representar uma vida pura diante dos homens e viver na mais repugnante impureza aos olhos de Deus (Mt 23.27). Jesus disse que é o coração que procedem os maus desígnios.
Nossos pensamentos regem nosso comportamento, que determina os nossos sentimentos. Na verdade, somos o que pensamos. Ensina a Bíblia que "assim como o homem pensa no seu coração, assim ele é" (Pv 23.7). A Bíblia também diz que o pensamento impuro é tão pecaminoso quanto o ato impuro (Mt 5.28).
Mas aquilo que guardamos com cuidado no porão da nossa mente e nos arquivos dos nossos pensamentos será traduzido à plena luz. Deus vai julgar o segredo do coração dos homens. O tribunal dos homens é parcial, é subornável, é corruptível; porém, o tribunal de Deus é justo, inviolável e imparcial. Por isso, devemos buscar a transformação profunda da nossa vida através da renovação da mente.

PENSE: A nossa vitória na caminhada da santificação depende de como lidamos com os nossos pensamentos.
LEIA: Romanos 12.1-2

"...e não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente...". 
Rm 12.2
___________________________________________________________________________________

MEU CORPO, TEU SANTUÁRIO

Vivemos a época do endeusamento do corpo, da exploração do sexo, da propaganda agressiva da sensualidade. Tudo gira em torno do sexo. Nossa sociedade busca o prazer imediato.
As pessoas ávidas pelo prazer zombam da virtude, escarnecem da verdade e se entregam no altar de suas paixões sensuais. A castidade está se tornando rara. O sexo no namoro, uma prática generalizada. O adultério uma ferida aberta na vida das famílias. O aborto não é visto como um assassinato truculento de uma vítima indefesa, mas um direito indiscutível da mulher. A Aids alastra-se com feroz intensidade. Nossa sociedade está destruindo os fundamentos da verdade e da moralidade. A palavra de ordem é: expor o corpo, despertar desejos, provocar a sensualidade.
Nosso corpo não é para a impureza, mas para o Senhor. Nossos corpos não pertencem a nós mesmos, porque foram comprados pelo sangue de Cristo (1Co 6.20). Tomemos hoje a firma decisão de glorificarmos a Deus em nosso corpo.

PENSE: Uma pessoa comprometida com Deus pode vencer a tentação do sexo e fugir das paixões da mocidade.
LEIA: 1 Tessalonicenses 4.4,5

"Cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra...". 
1Ts 4.4
___________________________________________________________________________________

CHEIO DO ESPÍRITO SANTO?

Nem todo crente selado pelo Espírito Santo e habitado pelo Espírito, está cheio do Espírito. Todo salvo tem o Espírito Santo, mas nem todos estão cheios do Espírito Santo. Uma coisa é possuir o Espírito Santo, outra coisa completamente diferente é ser possuído pelo Espírito Santo. Uma cousa é ter o Espírito Santo residente, outra coisa é ter o Espírito Santo presidente. Há crentes que nunca experimentaram O Espírito deve penetrar e possuir todo o nosso ser e nos controlar com toda a sua soberania. Não podemos viver vitoriosamente sobre o pecado nem realizar a obra de Deus com eficácia sem a capacitação do Espírito. Precisamos da plenitude do Espírito e do revestimento do seu poder.
O Espírito que recebemos é o Espírito de poder. O reino de Deus que está dentro de nós, não consiste de palavras, mas de poder. Toda suprema grandeza do poder de Deus, o mesmo poder que ressuscitou Jesus dentre os mortos, está à nossa disposição!

PENSE: Não se contente com migalhas se Deus tem fartos banquetes para te oferecer.
LEIA: Efésios 5.18-33

"Não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito". 
Ef 5.18
___________________________________________________________________________________

MUDANÇAS RADICAIS

O homem é pecador. Peca por palavras, ações, omissões e pensamentos. Ele por si mesmo não pode conhecer Deus, nem amá-lo nem buscá-lo. Nenhuma pessoa tem o poder de transformar-se a si mesma. A salvação é uma transformação operada por Deus. É algo profundamente revolucionário.
Ser cristão é sair da morte para a vida, das trevas para a luz, das garras de Satanás para o Reino de Deus. Ser cristão é ser transformado à imagem de Jesus. Não há salvação sem mudança de rumo na vida.
Essa conversão é a demonstração externa e visível daquela mudança interior operada pelo Espírito Santo. A conversão não é apenas mudança de costumes. A conversão não é apenas a adoção de práticas religiosas.
Ninguém é automaticamente convertido por pertencer a uma família cristã ou ser membro de uma igreja cristã. A conversão é uma experiência pessoal, uma mudança íntima, cujos reflexos se tornam evidentes.

PENSE: Ninguém pode se considerar convertido a menos que sua vida revele mudança.
LEIA: 2 Coríntios 5

"[...] aquele que está em Cristo é nova criatura, as coisas antigas já passaram e eis que tudo se fez novo".
2 Co 5.17
___________________________________________________________________________________

SE VOCÊ TEM ESTADO OCUPADO DEMAIS

Em Lucas 17:26-30 Jesus afirma que como foi nos dias de Noé, será também nos dias do Filho do homem. As pessoas comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e destruiu a todos. O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam, mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e destruiu a todos.
Olhe novamente para esta lista que Jesus nos dá e preste atenção às coisas que as pessoas faziam naquele tempo. Não há nenhum pecado nesta lista! Todas são coisas boas, legítimas! Por que, então, Jesus se concentra nas coisas boas e legítimas? Ele quer nos dizer algo vital.
Ele está nos alertando quando à nossa total desatenção à sua palavra ao nos tornarmos completamente absorvidos por nosso próprios interesses. A Bíblia nunca afirmou que Noé tenha sido maltratado durante os anos em que ele trabalhou na arca. Aparentemente, seu trabalho e sua pregação nunca foram interrompidos. Deus está dizendo: "Sim, havia violência e corrupção. Mas a grande maioria das pessoas estava tão ocupada em fazer coisas boas, legítimas, que não tinham tempo para refletir sobre os avisos de Noé, não tinham tempo para ouvir".
Há muita gente que passa a vida fazendo coisas boas e legítimas - porém o Senhor não é o primeiro para elas, não é o centro de suas vidas. Se Ele fosse, não O colocariam de lado, achariam tempo para ficar com Ele! Alguns ficarão de fora dos céus, não devido às coisas más que fizeram - mas porque ficaram tão preocupados em realizar coisas boas e legítimas, que negligenciaram aquelas que realmente contam.